quarta-feira, 30 de março de 2011

O nome das coisas, as coisas dos nomes


Explicar o porquê do nome MUSS!! para este blogue é difícil até pra mim. Mas foi uma brisa, viagem intensa, que eu tive a algum tempo atrás. Eu havia lido A Insustentável Leveza do Ser, livro de Milan Kundera e me deparei com a descrição de uma situação insólita: um comerciante devia a Beethoven, que também “ruim das pernas”, foi-lhe cobrar. O comerciante, pasmo, pergunta em alemão “Muss es sein?” (Deve ser assim?) e Beethoven todo sarcástico e com uma risada caustica brinca “Es muss sein! Es muss sein!”(Deve ser assim! Deve ser assim!). A frase, depois de entoada, não saiu mais da cabeça do compositor, que a sentiu como a voz do destino. Decorridos vários fatos, Beethoven compõe uma obra que ficaria famosa por conter tal voz.

Mas o que mais importa é a função existencial que Kundera dá a tal situação. DEVE SER ASSIM? DEVE SER ASSIM! A vida ganha leveza e peso ao mesmo tempo. Uma vez que nos habituamos com o fardo de nossos destinos, a vida fica leve. Ao mesmo tempo, sabendo que nossos atos, como dizia Nietzsche, se repetem pela eternidade, carregamos o peso de nossas escolhas. E a vida pesa.

Faz muito tempo que li Nietzsche e mais tempo ainda que li Kundera. Posso ter me equivocado em algumas partes. O mais importante, todavia, é que perguntemos com o blogue “A cultura deve ser assim?” e respondamos “DEVE!!” (MUSS!!).

Essa é a maior missão que pedantemente, prepotentemente, nos propomos a fazer. Mostrar a cultura como ela é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário